Artigos Anteriores

A CULTURA DA COVARDIA

ANO XIV - Nº 007/14 -

DOIS MUNDOS

Enquanto vários países da Europa enfrentam a brutal crise das dívidas públicas com cortes drásticos de despesas e/ou aumentos de impostos, o Brasil dá as costas para o problema se lambuzando com fantásticos e intermináveis casos de corrupção.

FORMA PLURAL

Aqui, além do governo não abrir mão dos gastos, muito dinheiro público continua sendo desviado. Sem a mínima cerimônia. Os gestores da coisa pública agem de forma plural: incompetência e safadeza.

IMPOSTO SOBRE A CORRUPÇÃO

Volto a afirmar: se fosse possível taxar os atos de corrupção no Brasil, o governo nadaria em dinheiro. A arrecadação e, por consequência, a folga orçamentária seria de tal ordem que a carga tributária destinada às demais rubricas poderia ser reduzida para 10% do PIB.

COVARDES FELIZES

O fato é que toda esta lama embrulhada em dinheiro público, que a sociedade diz ser CULTURAL, nada mais é do que o mais puro ato de COVARDIA jamais visto neste mundo. CULTURAL, portanto, é a nossa COVARDIA.Como se anestesiados, os brasileiros ainda vão mais longe neste sentimento: a cada dia, mais e mais brasileiros entregam suas armas ao governo, passivamente. E se dizem felizes por se livrarem do mal. Pode?

VONTADE DIVINA

Grande parte ainda completa a besteira dizendo que tudo de bom ou ruim que há no Brasil só acontece por vontade divina.Ora, diante de tamanha ignorância, o que se pode dizer dessa tal liderança divina? No mínimo cabe dizer que ela estimula a corrupção.

LADRÃO DE GALINHAS

Como a nossa sina é, exclusivamente, a de encontrar vilões para tudo que de ruim acontece, a estas alturas a demissão de Pedro Novais, ex-ministro do Turismo, melhora a autoestima do povo. Como se a corrupção tivesse sido vencida ou desse uma trégua.Bobagem pura, pois Novais, por mais incompetente e safado que seja, é um mero ladrão de galinhas diante de tantos atos escabrosos de corrupção que acontecem no país.

TUDO PELO MAL FEITO

Mais: o escolhido para ocupar a Pasta, além de incompetente (como de resto a maioria dos ministros são), a considerar quem o indicou (José Sarney) o mal feito continuará sendo praticado, como prefere a nossa presidenta Dilma. É mera questão de tempo.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INFLAÇÃO
    O IGP-10 registrou, em setembro, variação de 0,63%. Em agosto, a taxa foi de 0,20%. Em 12 meses, o IGP-10 variou 7,79%. No ano, a variação foi de 4,02%. Os três componentes do IGP-10 apresentaram as seguintes trajetórias, na passagem de agosto para setembro: IPA, de 0,26% para 0,73%, IPC, de -0,03% para 0,58% e INCC, de 0,31% para 0,10%.
  • DOAÇÃO DE SANGUE
    O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre realiza sábado, 17, mais uma campanha de doação de sangue em final de semana. Esta será a terceira vez do mutirão mensal que vem sendo desenvolvido desde julho. Um ônibus do Hemocentro ficará estacionado em frente ao hospital para coleta de sangue das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 até o final da tarde. No dia 23 de julho, quando a campanha foi realizada pela segunda vez, 102 pessoas compareceram para fazer a doação e foram aproveitadas 79 bolsas de sangue. O HPS utiliza a média de 400 bolsas por mês e necessita constantemente de doações.
  • CRÉDITO
    A quantidade de empresas que procurou crédito cresceu 6,2% em agosto, na comparação com o mês imediatamente anterior. Em relação a agosto do ano passado houve avanço de 7,3% e, na comparação com o período entre janeiro e agosto de 2010, a procura das empresas por crédito foi 2,9% superior neste ano.As micro e pequenas empresas lideraram a expansão da demanda das empresas por crédito durante o mês de agosto: crescimento de 6,6% frente a julho deste ano. Já as médias e grandes empresas registraram queda, de 1,8% e 0,9%, respectivamente, nas suas procuras por crédito.
  • FITABES
    Empresa de engenharia ambiental da Oldebrecht, a Foz do Brasil, mostrará na Fitabes 2011 a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada para se alcançar a almejada universalização dos serviços de saneamento no País. Durante a feira, a Foz do Brasil vai apresentar algumas experiências de sucesso nesta área, com destaque para os trabalhos desenvolvidos em parceria com as companhias estaduais e as concessões de Limeira e Cachoeiro de Itapemirim, cidades que apresentam índices de saneamento bastante superiores à média nacional.

FRASE DO DIA

Um espinho de experiência vale toda a selva de avisos.

James Russell Lowell