Artigos Anteriores

A COPA É UM SUCESSO

ANO XIV - Nº 007/14 -

MATA OU MORRE

Em tempos de Copa do Mundo, principalmente quando acontece a definição daqueles que vão permanecer na competição para jogar o sensacional -MATA OU MORRE-, o negócio é se render ao tema e tudo aquilo que faz do Torneio um evento pra lá de importante.

SUCESSO

Não se discute que a realização da Copa do Mundo está sendo um grande sucesso, tanto de público quanto de organização. Aliás, não fossem as exigências feitas pela FIFA, que a mídia e outros mais desancaram o pau chamando seus dirigentes de arrogantes, certamente que os espetáculos não viriam a se transformar no sucesso que estamos assistindo.

PORTO ALEGRE

Em Porto Alegre, lugar onde moro, vale a pena registrar que, pela pouca distância que separa o centro da cidade do estádio Beira-Rio, e pelo fato do local onde está a -Fan Fest- ficar no meio do caminho, a vida dos torcedores tem sido muito facilitada e, por conseguinte, muito festejada.

CAMINHO DO GOL

Portanto, se a Prefeitura de Porto Alegre não conseguiu concluir a maioria das obras do PAC da Copa, ao menos a principal delas, denominada -CAMINHO DO GOL-, a qual tem sido mostrada ao mundo todo nos dias de jogos do Beira Rio, não só está pronta como ficou muito bonita.

TRÊS INIMIGOS MORTAIS

Aliás, sejamos sinceros: a maioria das demais obras do PAC da Copa, aquelas que são de exclusiva responsabilidade do Executivo Municipal, só não foram concluídas porque a Capital do RS é atacada diariamente por três grandes inimigos mortais: o Meio Ambiente, o Ministério Público e a Justiça, cuja má vontade já é por demais conhecida por todos os sensatos.

LEGADO

Portanto, quando se fala em Legado o que precisa ser observado é o número e as vantagens que as obras de infraestrutura vão proporcionar às cidades-sede após o dia 13 de julho, quando a Copa termina.

DESPERDÍCIO E CORRUPÇÃO

Tirando, portanto, o espetáculo e a organização (exigência da FIFA), que está sendo notado e festejado por torcedores do mundo todo, o que preocupa, e muito, é o enorme superfaturamento da maioria dos estádios, que jamais serão lucrativos. Ou seja, a taxa de retorno do investimento é zero. Ou seja, o belo reconhecimento que o Brasil está colhendo com a organização desta Copa poderia custar muito menos, não fosse o enorme desperdício carregado de corrupção. É isto que os brasileiros não aceitam e, com toda razão vão continuar reclamando.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INTENÇÃO DE CONSUMO
    A intenção de consumo das famílias gaúchas registrou 106,0 pontos em junho, o que representa uma queda de 21,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O índice foi influenciado, principalmente, pela inflação, que recentemente atingiu o maior patamar dos últimos meses.
  • INADIMPLÊNCIA
    A inadimplência cresceu quase 15% no RS, em relação a maio de 2013. Passou para 11,5%.
  • PIBINHO
    Segundo o boletim Focus, do BC, a previsão de crescimento do PIB segue ladeira abaixo a cada semana: caiu para 1,16%, contra 1,24% registrado na semana passada.
  • RECESSÃO
    Levando em conta o comportamento da indústria, a economia brasileira está, tecnicamente, em recessão. Que tal?

FRASE DO DIA

O SUCESSO É UMA PARADA, NÃO O PONTO FINAL.