Artigos Anteriores

A CONTRAPARTIDA

ANO XIV - Nº 007/14 -

PEDIDO DE OTIMISMO

Depois do anúncio da queda do PIB, o presidente Lula reagiu com um pedido de otimismo aos empresários, ontem, durante um evento. Ora, diante de tanta espontaneidade, mesmo que Lula não tenha me feito a mesma solicitação, me antecipo propondo a empunhar a bandeira.

BANDEIRA

Mas, antes de me declarar publicamente um otimista, e como os empresários ficaram sem palavras diante do presidente, proponho uma contrapartida: quero que Lula, com o mesmo entusiasmo com que discursou na ocasião, que empunhe a bandeira das reformas e a bandeira da redução drástica da carga tributária. Será que ele vai topar?

COM CAUSA

Com essa compensação, que me parece muito justa, honesta e correta, posso afirmar que os resultados seriam extremamente fantásticos para o país. Seria o bastante para que ficássemos, todos, exageradamente otimistas. Com causa, o que me parece mais importante.

COPOM

Ontem, depois de tanta pressão e inúmeros apelos da sociedade, o COPOM, finalmente, resolveu promover uma queda de 1,5 ponto percentual da taxa Selic. Maravilha, não? Pois continuo afirmando que, embora o corte tenha sido importante, não é aí que está o nosso maior problema.

CAUSAS INTACTAS

Tal qual um bando de baratas tontas, grande parte dos brasileiros, de todas as classes sociais, continua pedindo que o governo aja contra as consequências deixando, como de praxe, totalmente intactas as causas das nossas dificuldades.

O NOSSO CANCRO

Antes, mas muito antes de atacar os juros, o que o Brasil precisa mesmo é de uma decisiva redução da carga tributária. Aí é que reside o nosso cancro. A taxa básica, embora elevada, custa quase nada se comparada com a nossa carga de impostos. Trata-se de 11,25% contra 37%. Só por aí já dá para sentir qual é o mais danoso, não?

FLAGELO DUPLO

O Senado brasileiro, pelas fantásticas atitudes de seus ocupantes nos impõe, sistematicamente, dois tipos de flagelos:1- a forma pra lá de lamentável com que gasta o dinheiro dos contribuintes em benefício de seus ocupantes, sem o mínimo de honestidade e consideração; 2- a aprovação de leis absurdas que proporcionam rombos enormes e impensáveis nas contas públicas. Um flagelo duplo, insisto.Exemplos recentes: o caso do pagamento das horas-extras em período de recesso explica o primeiro trauma. E a sugestão do senador Sérgio Zambiasi, de que os mutuários de financiamentos habitacionais de interesse social fiquem isentos da consulta ao SPC. Fantástico, não?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ANSIEDADE
    Dos cinco terroristas que participaram da organização do atentado de 11 de setembro de 2001, nos EUA, quatro encontram-se presos em Guantánamo. Orgulhosos de suas participações na carnificina, os carniçais e outras centenas de terroristas, presos políticos, etc., esperam ansiosamente a decisão do governobrasileiro para vir definitivamente para o Brasil. Viva!
  • SIMPÓSIO
    O Sinmetal promove no dia 23 de Abril, das 08:30h às 11:15hs, no Auditório da entidade (Rua Arabutan, nº 841) o Simpósio do Meio Ambiente para o Desenvolvimento sustentável das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico.
  • AQUISIÇÃO
    Em comunicado ao mercado em 5/3, a Votorantim Celulose e Papel (VCP) informou ter adquirido da Família Safra 28% do capital votante da Aracruz Celulose. Com a aquisição, a VCP passa a deter o controle acionário da Aracruz, abrindo caminho para a criação de uma líder global brasileira no setor de celulose e papel. A empresa que resultará da união entre a Aracruz e a VCP vai responder por uma capacidade produtiva de quase 6 milhões de toneladas anuais de celulose, somando mais de 1 milhão de hectares de áreas florestais - dos quais quase a metade destinada à preservação permanente - em seis diferentes estados (ES, BA, MG, RS, SP e MS) do país.
  • IMAMA
    Estão abertas as inscrições para a III Conferência Nacional de Primeiras-Damas: Fortalecimento de Redes Locais, evento promovido pelo IMAMA ? Instituto da Mama do RS, agendado para o dia 27 de março, no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa do RS. O evento tem início às 8h30.

FRASE DO DIA

Dinheiro perdido, algo perdido; Saúde perdida, muito perdido; Caráter perdido, tudo perdido.

Provérbio Chinês