Artigos Anteriores

A CONTINUAÇÃO DA BABAQUICE

ANO XIV - Nº 007/14 -

É DE CHORAR

Aqui no Brasil tudo vem bem antes de qualquer coisa séria. Isto fica bem explicado pelo quanto o povo se preocupou em votar e/ou saber quem venceria o Big Brother Brasil, da Rede Globo. A histeria de milhões de pessoas foi tão grande que até se misturou com a vontade estúpida de alguns vereadores em querer conceder título de cidadão emérito ao vencedor. Coisa típica de país, estado e cidade provinciana como Porto Alegre. É de chorar, gente.

RAZÕES PARA O ATRASO

Coisas assim também explicam muito bem as razões para que sejamos subdesenvolvidos e com forte vocação a permanecer no mesmo ambiente atrasado para todo o sempre. São contágios que, decididamente, não liberam as mentes para uma vida melhor aqui no Brasil. Vejam por exemplo, as reformas ditas feitas e aquelas ainda pretendidas:

AUTÊNTICA

A da Previdência, para começar, conseguiu, ao menos, ser considerada uma autêntica reforma: aumentamos pesadamente o rombo que já era monstruoso. A tal reforma consistiu em votar mais despesas e mais benefícios às custas de impostos ao invés de contribuições por parte dos interessados. Pode? Pois é, foram enganados, portanto, aqueles que ainda pensavam em redução de despesas e, por conseqüência, menos tributos.

ENTERRO DA COMPETIÇÃO

Agora, mais uma vez, estamos sendo enrolados com a não realização de uma reforma tributária no país. Tudo o que está sendo pretendido, entendam, não passa de uma mera tentativa de unificação das alíquotas do ICMS, que passaria a ser praticada em todos os Estados. Isto não é reforma. É só o enterro da competição fiscal que os governadores ainda promovem para buscar novos investimentos.

NO BBB

A partir daí não haverá muita discussão: a indústria deverá ficar onde há mais consumidores, facilitando a distribuição. Ou ficar bem próximo do fornecedor da matéria prima. Este o único dilema. Até porque os créditos tributários dos exportadores só acontecerão quando as compras dos insumos forem feitas no mesmo Estado. Questões assim deveriam mesmo ser expostas no BBB, para que o povo pudesse entender e participar.

MORRENDO DE RIR

A parte significativa de uma reforma, e que faz mesmo jus ao termo, seria uma simplificação forte e grande, além da incidência do imposto sobre o consumo no destino da mercadoria. E paga somente pelo consumidor, nunca pelo produtor. Isto é reforma autêntica. Como já existe em países desenvolvidos. O resto é piada. E de mau gosto. Pela forma que tratam estas acima mencionadas, imaginem como será a reforma política. Vou morrer de rir.

ABRIL VERMELHO

Prometido e cumprido. O MST já promoveu inúmeras invasões de terra no nordeste brasileiro. Disse que transformaria o mês de abril em diversas manifestações criminosas e, mesmo sendo sufocada pelas notícias da morte do Papa, já deu andamento às promessas. E devidamente abençoadas pela Igreja através da Pastoral da Terra. E tem gente dizendo que não sabe onde as coisas vão parar. Ora, convenhamos, isto é o que mais se sabe.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • POLIORAMA
    As inscrições para os interessados em desenvolver seus trabalhos artísticos na mostra cultural -Poliorama-, que ocorre simultaneamente com o Fórum da Liberdade, encerram no dia 8 de abril, 6ª feira. Podem participar do concurso projetos em artes plásticas e cênicas, fotografia, moda, música, vídeo, cinema e literatura. O Espaço Poliorama, mostra de eventos culturais que teve início no 17º Fórum da Liberdade, está ampliando sua diversidade nesta edição. A idéia é incentivar a criação de uma grande incubadora de projetos artísticos e culturais que poderão ser o panorama das tendências para os próximos anos. Além da exposição dos trabalhos inscritos, haverá uma apresentação teatral e de uma orquestra. Os interessados podem inscrever seus projetos através do site: www.forumdaliberdade.com.br
  • PRESENÇA CONFIRMADA
    O idealizador do Fórum Social Mundial e presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Oded Grajew, acaba de confirmar presença como debatedor do 18º Fórum da Liberdade, promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) nos dias 2 e 3 de maio, na PUCRS, em Porto Alegre.
  • ESCOLA PROFISSIONAL
    A FUNDATEC está lançando a Escola Profissional Fundatec com o primeiro Curso Técnico de Gestão da Qualidade. É pioneira no RS no treinamento de empresas e suas equipes para atuar com competência numa área estratégica das organizações, que é a Gestão da Qualidade e tem foco também na profissionalização e reprofissionalização. Informações pelo site: www.fundatec.com.br
  • PUBLICIDADE
    Encerram no dia 20 de abril as inscrições e o envio de peças publicitárias para o 15º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. O evento, que terá como tema Verdade ou Conseqüência - A propaganda e o consumidor consciente, será realizado entre os dias 8 e 10 de junho de 2005, no Centro de Exposições de Gramado, e tem como objetivo divulgar a qualidade técnica de agências, veículos e fornecedores. O Regulamento e a ficha de inscrição estão no site www.festivalgramado.com.br, através do qual devem ser feitas as inscrições e o envio de trabalhos e também para a participação nos seminários, workshops e demais atividades que ocorrerão durante o evento.-

FRASE DO DIA

O ACASO É A PROVIDÊNCIA DOS AVENTUREIROS.

N. Bonaparte