Artigos Anteriores

A CAUSA E O EFEITO

ANO XIV - Nº 007/14 -

REPERCUSSÃO

Diante do número de mensagens que recebi de leitores convencidos de que somos realmente impotentes para impedir as contínuas concessões de privilégios, os atos de corrupção e a desonestidade que reinam no ambiente político do país, volto ao assunto.

OS MESMOS ASSUNTOS

Sobretudo, porque a maioria dos textos contempla, basicamente, os mesmos assuntos: o caso dos PASSAPORTES ESPECIAIS; o caso BATTISTI; e o caso do AUMENTO DOS SALÁRIOS DOS PARLAMENTARES, entre outros.

DOSE CAVALAR

A dose cavalar de decisões safadas, tomadas no apagar das luzes de 2010 quando todos estavam voltados para as festas de final de ano, provocou um surto de revolta com indignação nos leitores. A ponto de confundir a cabeça de muitos deles.

IGNORÂNCIA ELEITORAL

Muitas mensagens informam, por exemplo, que o povo brasileiro, por ser ignorante, faz por merecer o que aí está. Até aí estão cobertos de razão, pois a ignorância eleitoral se caracteriza pela eleição de muitos corruptos, assistencialistas, palhaços e jogadores de futebol. E, como a escolha recai sobre aqueles que mais aparecem na TV, como é o caso do Tiririca, Romário, Danrlei, etc., isso é efeito e não causa.

VOTO OBRIGATÓRIO

Estou convencido de que uma das causas principais dos enganos cometidos pelo estado de ignorância dos eleitores está no voto obrigatório. Por ser obrigatório o ato de votar, os eleitores menos esclarecidos, que nada sabem, acabam indo às urnas para cumprir a lei.

CONHECIMENTO E DISCERNIMENTO

Como lhes falta o necessário - o conhecimento e o discernimento -, não têm noção de quem é despreparado, safado ou palhaço. Essas pessoas ignorantes, porém de boa fé, acreditam exclusivamente na existência do destino. Para eles tudo que acontece neste mundo só acontece pela vontade de Deus Nosso Senhor.

O QUE É MELHOR?

Vocês já perceberam o número de vezes que foi pedido o fim da obrigatoriedade do voto? Pois, quando este assunto vem à tona, a resposta é sempre a mesma: caso deixe de ser obrigatório, o número de votantes será muito reduzido, o que seria uma ameaça à democracia. Que tal?Pergunto: O que é melhor para o país?1- Que os ignorantes (a maioria do povo) decidam quem deve mandar no país, só pela obrigação de votar? 2- Ou deixar que cada um decida se quer ou deve votar? A resposta correta, obviamente, é a segunda: com liberdade, o ato de votar passaria a ser uma questão de consciência, de necessidade, de inteligência e de discernimento. Indeciso, geralmente, não perde tempo. Não comparece às urnas. Com o passar do tempo os indignados, conscientes, aumentam. A partir daí o voto tende a ser mais valorizado pelo efeito do discernimento.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INADIMPLÊNCIA
    A inadimplência do consumidor brasileiro encerrou o ano de 2010 com variação superior à observada ao longo de 2009, ano em que a economia sofreu os maiores impactos da crise financeira mundial. Segundo dados do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, a alta no ano passado foi de 6,3%, contra 5,9% em 2009. Em dezembro, o crescimento da inadimplência foi de 20,9% frente a igual mês do ano anterior. Em relação a novembro de 2010, por sua vez, o indicador teve elevação de 1,1%.
  • ABRH/RS
    As inscrições para os Grupos de Estudo da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional RS (ABRH-RS) estarão abertas entre 15 de janeiro e 20 de fevereiro. A participação é gratuita e exclusiva para associados da entidade, mas com vagas limitadas. Quem tiver interesse em participar pode se inscrever no site da entidade: www.abrhrs.org.br.
  • INTERNET BANKING
    O Banrisul informa que a partir de amanhã, 12, estará disponibilizada a nova versão do Internet Banking - Home Banking. O novo produto apresentará interface e estrutura totalmente renovadas para facilitar o acesso e a visualização dos serviços. A antiga versão será desativada e todas as operações financeiras deverão ser efetuadas com o novo cartão Banrisul com chip. Quem ainda não possui o cartão chipado, deve solicitar, na sua agência, a emissão do novo cartão e também de uma leitora.
  • MBA
    A Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais da Região Sul (Apimec-Sul) abre inscrições para a sexta edição do MBA em Mercado de Capitais. O curso de especialização, com certificado emitido pelo Ministério da Educação, começa dia 08 de abril de 2011 (a data final ainda está em aberto). As aulas serão ministradas na sede da entidade, às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados das 8h às 12h20, além de contar com atividade extraclasse. Mais informações: www.apimecsul.com.br ou pelo email: apimecsul@apimecsul.com.br.

FRASE DO DIA

O gambá perde o pelo mas não perde o cheiro.

José Roberto Ramalho