Artigos Anteriores

A CARGA E A ARRECADAÇÃO

ANO XIV - Nº 007/14 -

A NOTÍCIA

Ontem, o IBGE informou que em 2006 a carga tributária atingiu 34,2% do PIB brasileiro. Se a notícia já basta para deixar muita gente indignada, a insatisfação será maior quando a sociedade perceber que houve um grave engano na informação. O percentual de 34,2% do PIB, gente, é da arrecadação de impostos e não da carga tributária.

CARGA MANTIDA

Observem que, a cada mês que passa, o governo divulga números que identificam novos recordes de arrecadação. Ora, mesmo que houvesse um aumento da carga tributária mensal, o que não é o caso neste ano de 2007, mesmo assim a arrecadação vem aumentando. E muito. Portanto, a carga é muito alta e está mantida. O que cresce constantemente é a arrecadação.

CARGA: 55% DO PIB

Isto prova, claramente, que a nossa carga tributária está em níveis altíssimos. Algo como 50% ou 55% do PIB. A arrecadação, por mais que venha crescendo e batendo recordes mensais, ainda parece longe de estabelecer uma igualdade entre a carga imposta e o total que entra nos cofres públicos.

FECHANDO O CERCO

O que a Receita Federal vem fazendo, portanto, e de forma eficiente, é um fechamento cada vez maior do cerco aos sonegadores e inadimplentes, levando-os ao pagamento de impostos e multas. Como ainda é cedo para se ter idéia clara do quanto é sonegado, chegamos a uma conclusão lógica: se a arrecadação já chegou a 35% do PIB, aproximadamente, a carga é muito maior.

REFORMA COMPLETA

Diante da realidade confessada pelo IBGE, através da possibilidade de comparação do que é carga e do que é arrecadação, para os mais comprometidos com a lógica do raciocínio está evidente que se faz necessária uma completa reforma tributária e fiscal.

ICMS

Mas, se depender do governo, que nada mais vem fazendo do que uma mera reforma do ICMS, com o objetivo de dar um fim à guerra fiscal entre os estados, com a equalização das alíquotas e a criação de um IVA estadual e outro federal, aí a carga tributária vai aumentar mais e a arrecadação idem.

AUMENTO DA CARGA

Com o fim da guerra fiscal é óbvio que a arrecadação vai aumentar. Simplesmente porque não mais será permitida qualquer negociação de alíquotas. Deixando de haver incentivos, que muitos estados usam para atrair investimentos, as vantagens fiscais desaparecem e a arrecadação tende a crescer, caso se mantenha o mesmo desempenho da economia.

TONTOS

Infelizmente, a sociedade está tão atordoada que já não pensa. Reage aqui e ali com manifestações pífias enquanto os governantes agem para atender despesas crescentes do Estado. Desde assistencialismos a casos de corrupção. Tudo por conta dos contribuintes que, tontos e aos berros, acabam pagando a despesa. E não exigem reformas.

DIA DA ÁRVORE

A Aracruz Celulose homenageia o Dia da Árvore com um evento multicultural na Praça da Tristeza, Zona Sul de Porto Alegre. Será amanhã, 23, às 19h, no Machry Armazem e Bistrô.

POSSE

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do RS (SINMETAL) empossa hoje, 22, a sua Diretoria para o triênio 2007/2010, liderada pelo empresário Gilberto Porcello Petry. O evento acontece às 20h, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.

PORTAIS DA CIDADE

Uma missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estará em PortoAlegre amanhã, 23, e sexta-feira, 24, para definir a cooperação técnica firmada com a prefeitura para o desenvolvimento do projeto dos Portais da Cidade, um novo sistema de circulação e transporte planejado para a áreacentral. O BID já anunciou que fará um aporte de 500 mil dólares (cerca de R$ 1,04 milhão), que serão investidos em estudos para detalhamento e qualificação do projeto, por meio da contratação de uma consultoria internacional a serindicada pelo banco.

TOP DE MARKETING

Já estão abertas as inscrições Top de Marketing ADVB 2007, prêmio que reconhece os melhores cases de marketing empresarial e institucional do mercado do RS. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site www.advb.com.br/topdemarketing ou pelo fone 3211-0399.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A ESTATÍSTICA É O ORÇAMENTO DAS COISAS.

N. Bonaparte