Artigos Anteriores

A CAPITAL DO ATRASO

ANO XIV - Nº 007/14 -

FREQUÊNCIA MENOR

Na medida em que o Ponto Crítico ganha mais leitores/assinantes fora do RS, mais importante se torna a abordagem de assuntos da esfera federal, do Brasil como um todo, e do mundo. Daí a razão para deixar de escrever com mais frequência sobre o que acontece no meu Estado.

EQUÍVOCOS

Mas, diante de algumas coisas absurdas que, infelizmente, só acontecem no RS, não posso deixar os meus leitores desinformados. Ou permanecendo com a velha, equivocada e falsa impressão de que os gaúchos são ou foram, por exemplo, mais politizados.

AOS PORÕES DA IDADE MÉDIA

Para festejar a entrada da primavera, considerada a estação das flores e da renovação, os políticos do RS resolveram mostrar o quanto são capazes de dar uma guinada radical em direção ao passado. Não um passado recente, gente. Um retorno aos porões da Idade Média, mais especificamente. A saber:

FÓRUM COMUNISTA

Em primeiro lugar, o Executivo Municipal de Porto Alegre, confirmou, pasmem, retorno do Fórum Comunista Mundial à Capital gaúcha. Ainda que o evento continue com a denominação de Fórum Social Mundial, de Social ele não tem coisa alguma. Uma volta fantástica ao passado.

POLÍCIA DISPENSADA

Em segundo lugar, o Judiciário deu um recado definitivo ao povo do RS: a polícia deve ser dispensada. Simplesmente porque os juízes entendem que não se deve prender criminosos quando não há mais vagas nos presídios. Ora, como os bandidos sabem disso estão bem à vontade para o que bem entenderem. A vanguarda do atraso.Além disso, pelas últimas notícias, a cada mês mais de 330 presos fogem do sistema semi-aberto gaúcho. Ainda não foram contabilizadas as fugas do sistema fechado, mas os números não devem ser muito diferentes.

INTERVENCIONISMO ARCAICO

Em terceiro lugar, o Legislativo gaúcho entendeu que estacionamentos privados são concessões públicas. Com vocação infernal para o intervencionismo, os deputados que compoem a CCJ da Assembléia, decidiram se intrometer nos estacionamentos dos Shopping Centers dizendo, com aquele ar celestial, o quanto e como deve ser o custo para alguém estacionar seu veículo.

ATRASO MONUMENTAL

Os parlamentares do RS, como se vê, ainda não compreenderam que estacionamento é uma operação comercial, e/ou de serviço, igual a qualquer outra. E que só ao consumidor deve interessar se vale a pena ou não frequentar este ou aquele shopping. É muito, muito atraso pro meu gosto.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • NOVO CANAL
    O Banrisul lançou um novo canal de comunicação corporativa na Internet, o site: www.banrisulmultimidia.com.br . Neste espaço virtual, o visitante tem acesso a vídeos especialmente produzidos para divulgar as facilidades dos produtos e serviços do Banco, além de apresentar as ações sociais, educacionais e culturais promovidas pela instituição. No total, são cinco programas: Facilidades, Pra Nós, Ser Banrisul, Institucional e Banrisul em Ação.
  • ANTENA 1
    Dentro de alguns dias, os áudios dos dois comentários diários que faço na Antena 1, de Porto Alegre (89.3), serão disponibilizados no site do PontoCritico.com
  • BANKS IN ACTION
    Esse é o nome do software que será utilizado por cerca de 30 estudantes de todo o País na Final Nacional do Programa Bancos em Ação, que acontece em 6 de outubro, no Hotel InterContinental, em SP. O Torneio é uma realização da ONG Junior Achievement Brasil e do Citi e tem como objetivo incentivar a compreensão do sistema bancário-financeiro e motivar os jovens a desenvolver estratégias vencedoras por meio do incentivo do empreendedorismo.
  • CONGRESSO
    Durante o 64º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado neste mês de setembro em Salvador, na Bahia, a capital gaúcha foi escolhida como a próxima sede do evento, o maior da área no Brasil. Dentro deste contexto, o processo de escolha também colocou um gaúcho como presidente da próxima edição, o médico cardiologista Oscar Dutra, do Instituto de Cardiologia.

FRASE DO DIA

O SÁBIO COMEÇA NO FIM; O TOLO TERMINA NO COMEÇO.

G. Polya