Artigos Anteriores

A ARTE DE SONHAR

ANO XIV - Nº 007/14 -

SONHO OU PESADELO

É muito comum ouvir que nunca se deve desistir da coisa sonhada para que ela um dia possa ser alcançada. O maior reparo a esta máxima é que de nada adianta sonhar com coisas improváveis, embora ainda que possíveis, pois aí o desgaste e a frustração viram estresses e pesadelos terríveis.

PROPOSTA MAGNÍFICA

Um dos sonhos que jamais será alcançado no Brasil, por exemplo, é esta magnífica proposta, defendida pelo ministro Tarso Genro, quanto às mudanças de conceito dos direitos adquiridos. De tão espetacular, coerente e responsável, muita gente não entende como Tarso Genro assumiu tal proposta, pois que como advogado trabalhista que sempre foi, mais propugnou pelos direitos que hoje afirma serem privilégios adquiridos.

TARSO, O ESPERTO

Aí é que todos se enganam. Tarso é muito esperto e por demais inteligente. Posa como defensor daquilo que jamais será aprovado. Assim, não há riscos de que a sua proposta prospere. Portanto, jamais imaginem que Tarso quer que os direitos acabem. Quer, isto sim, posar para foto como um lutador de uma causa perdida na origem para ganhar farta admiração dos pagadores dos direitos absurdos.

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

Mesmo imaginando, tolamente, que este sonho pudesse ser alcançado, coisa mais do que improvável, em nada mudaria a carga tributária imposta à sociedade. A proposta, como afirma Tarso, não tem qualquer compromisso com redução de despesas, mas com melhor distribuição dos mesmos recursos. Aquilo que, supostamente, deixaria de ser pago a poucos privilegiados seria imediatamente distribuído entre os demais funcionários públicos.

TODOS NO MESMO LADO

Para que sonhos absurdos deste tipo não transformem a nós todos em sofredores permanentes e estressados constantes, basta que fique bem claro o seguinte: quem vota vantagens e direitos e os coloca na legislação como cláusulas pétreas são funcionários públicos. E quem julga alguma possibilidade dos mesmos direitos estarem sendo violados, também são funcionários públicos. Pronto. Sem discussão e sem sonhos.

REFORMA NECESSÁRIA

As nossas necessidades de reformas, para poder diminuir em muito a nossa carga tributária, começam pela Previdência. Este sim é um sonho que precisa ser sonhado muito acordado. Não é possível que impostos garantam aposentadorias. Isto é coisa que precisa ser financiada exclusivamente por contribuições individuais. Nisto ninguém fala ou ataca, como se fosse algo intocável.

DESAFIO

A Assembléia Legislativa participará do Dia do Desafio, amanhã, 31,realizando atividades com deputados e servidores. Entre as novidades estão a participação dos funcionários do Palácio Piratini e a coleta de alimentos para o Programa Mesa Brasil, do Sesc, a serem doados para creches e instituições que atendem 17.536 pessoas carentes no Estado.

ABERTURA DE CAPITAL

A Bovespa informou hoje que constituiu um grupo de trabalho para estudar a abertura de capital da Bolsa e de sua clearing, a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia). A decisão já foi aprovada pelos Conselhos de Administração das duas entidades.-O objetivo do estudo é responder aos novos desafios do mercado de capitais brasileiro e ao aumento da competição internacional. A exemplo do que ocorreu em outros países, pretende-se ainda buscar a valorização dos investimentos realizados, a partir do aprimoramento do modelo de negócio,da estratégia e dos padrões de governança -, diz a Bovespa em comunicado, acrescentando que cerca de 70% das principais Bolsas do mundo já fizeram a operação.

PRÓSTATA

A TRIMPROBE S.p.A., empresa com sede em Turin, Itália, lança no Brasil o TRIMprob, aparelho de tecnologia revolucionária para o diagnóstico precoce do câncer da próstata, pela primeira vez na América Latina. A grande novidade e benefício do TRIMprob é que ele detecta o câncer em seu estágio precoce, e o diagnóstico é realizado em tempo real, com o paciente vestido, e o mais importante, eliminando a necessidade do desconfortável exame de toque.

SEMINÁRIO

Será realizado no dia 12.06.2006,das 8:30 às 13:00hs, o II SEMINÁRIO SOBRE ENTRAVES AOS INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS. Tema: Responsabilidade Social e Informalidade: Superando os Entraves para Investimentos. Na UMC - Campus Villa Lobos, São Paulo

JORNADA

A edição da Jornada da Cidadania está marcada para hoje, 30, terça, até às 17h. Buscando a integração de interesses das entidades públicas e civis e mais conforto para o atendimento do público, a partir desse mês o evento será realizado no interior do Mercado Público.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O BRASIL É FEITO POR NÓS. SÓ FALTA AGORA DESATAR OS NÓS.

Barão de Itararé