Artigos Anteriores

30 DIAS DE MENSALÃO

ANO XIV - Nº 007/14 -

DESTAQUES

Nestes primeiros trintas dias de julgamento do Mensalão, sem desconsiderar a qualidade dos votos proferidos pela grande maioria dos ministros do STF, alguns são merecedores de destaque e cumprimentos pela forma como estão reagindo aos terríveis atos de corrupção praticados pelos envolvidos.

CEZAR PELUSO

Quem primeiramente se destacou foi, sem a menor dúvida, o ministro Cezar Peluso. Pela qualidade de seu voto, Peluso deixou claro que a sua aposentadoria (compulsória) se caracterizou como uma das maiores injustiças até hoje praticadas pelos legisladores do país.

LUIZ FUX

Depois de Cezar Peluso, quem também merece destaque altamente positivo é o ministro Luiz Fux, pelas considerações sempre muito sérias e oportunas que vem tendo em todas as vezes que proferiu o seu voto até agora.

JOAQUIM BARBOSA

Na semana passada, entretanto, no meu entender foi o ministro-relator, Joaquim Barbosa, quem mais se destacou nesta longa tarefa de julgamento dos inúmeros envolvidos no Mensalão. Principalmente, quando rebateu as declarações de voto do ministro Lewandowski, que notoriamente mostra ser um simpatizante de vários réus no processo.

CELSO DE MELLO

Já nesta semana que recém está iniciando, pelos argumentos que usou, ontem, ao dar o seu voto, quem leva grande probabilidade de receber as nossas homenagens e cumprimentos é o ministro Celso de Mello. Simplesmente, pela inesquecível aula-magna de civismo que proferiu, não só ao Brasil como ao mundo todo, que está de olho neste julgamento.

JULGADOR SÉRIO

Uma das frases do ministro Celso de Mello resume aquilo que os sensatos esperam de um julgador sério: -

DESTAQUES NEGATIVOS

Mesmo sem comprometer no resultado das condenações até agora decididas, o lamentável é que a Corte Suprema seja constituída de alguns juízes que mais parecem advogados de defesa dos réus. É indisfarçável o desencanto que a maioria dos julgadores manifesta quando chega a vez dos ministros Lewandowski e Tofolli proferirem seus votos. São os destaques NEGATIVOS. Um horror.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IPC-S
    O IPC-S de 30 de setembro de 2012 registrou variação de 0,54%, 0,01 ponto percentual (p.p.) acima da taxa divulgada na última apuração. Quatro das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação.
  • VALE
    A Vale propõe distribuir até US$ 3 bi em remuneração aos acionistas. O valor é equivalente a US$ 0,582142779. Se for aprovada a proposta,que será examinada pelo Conselho no dia 16/10, o pagamento será efetuado no próximo dia 31.
  • ELEIÇÕES
    Não se deixe levar pelas pesquisas. A ordem é não perder o foco. Quem não gosta do comunismo, que faça a sua parte. E não deixe de votar, pelo amor de Deus e, principalmente, da cidade e do país.
  • DIA DA CRIANÇA
    Os supermercados gaúchos apostam na busca dos consumidores pela comodidade, na ampliação do mix de produtos e nas condições especiais de pagamento para ampliarem as vendas do Dia das Crianças, a ser comemorado no próximo dia 12 de outubro. Segundo o presidente da AGAS, as lojas do setor aumentaram as compras de brinquedos e projetam um crescimento de 8,5% nas vendas para a data, em comparação com o mesmo período do ano passado.

FRASE DO DIA

ENTRE O ÉTICO E O LEGAL HÁ, MUITAS VEZES, UM ABISMO.