Artigos Anteriores

2019 - PASSANDO A RÉGUA

ANO XIV - Nº 007/14 -

PAÍS DO FUTURO

Inicio este último editorial de 2019 cheio de vontade, cercado de um elevado grau de certeza, de que tudo de bom que já está agendado para acontecer ao longo de 2020 se traduza em resultados reais e capazes de fazer do nosso Brasil o sempre ambicionado PAÍS DO FUTURO.

CAMINHO PAVIMENTADO

Aliás, quem se dispõe a olhar, através das janelas que revelam, numericamente, o comportamento dos ÍNDICES e COTAÇÕES utilizados para medir o desempenho das mais diversas atividades, verá, com absoluta clareza,  que os resultados registrados no final de 2019 nos fazem acreditar, sim, que a pavimentação do caminho que leva ao CRESCIMENTO e DESENVOLVIMENTO já se mostra em boas condições para poder suportar o tráfego pesado que as economias pujantes exigem.

REFORMAS

Vejam que neste final de ano, bem diferente dos anteriores, os festejos não estão concentrados no desempenho de um ou outro INDICADOR/ATIVO. Ao contrário: todos eles estão fechando 2019 de forma altamente positiva. Mais: se o povo brasileiro seguir exigindo a realização das REFORMAS, aí o viés de melhora se acentua de forma muito vigorosa.

PONTA A PONTA

Já que estamos falando de comportamentos de ÍNDICES  e COTAÇÕES, eis aí a evolução -ponta a ponta- (base início e base fim de 2019), dos principais ATIVOS, do tipo que se mostram sempre presentes no dia a dia dos noticiários, tanto nacional quanto internacional:

ÍNDICES E COTAÇÕES

1- O ÍNDICE BOVESPA - cuja pontuação mede o comportamento dos preços as AÇÕES MAIS LÍQUIDAS negociadas na -B3-, fechou 2019 com ALTA de 31,58%;

2- A TAXA BÁSICA (SELIC), que iniciou em 6,5% ao ano, fechou o ano em 4,5%. Queda notável de 2 pontos percentuais. 

3- A INFLAÇÃO, medida pelo IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -, deve fechar 2019 (o índice oficial só será conhecido mais adiante) em torno de 3,98%, ou seja, abaixo da META de 4,25%.  

DÓLAR

4- O DÓLAR - cotação que a mídia, com enorme e equivocado estardalhaço anunciou ter saído do controle do governo, fechou ontem R$ 4,01. Como se vê, a ALTA de 3,5%,não passou de um verdadeiro traque. Mais: por ter ficou  abaixo da taxa de INFLAÇÃO, quem comprou a moeda americana por R$ 3,86 no início do ano fecha 2019 com  PREJUIZO.  Que tal?

A CEREJA DO BOLO

Para encerrar este último editorial de 2019 cheio de bons motivos para festejar deixei para este último bloco a cotação do importante - CDS - Credit Default Swap-, instrumento que mede o nível do -RISCO BRASIL- no mercado financeiro internacional. 

Vejam que no dia 31/12/2018, a cotação do CDS BRAZIL -5 YEARS- estava em 207,7 pontos. Hoje, 31/12/2019, a cotação está em 99,1 pontos. Fazendo uma conta rápida, este espantoso recuo da pontuação do RISCO BRASIL é de exatos 52,29%.  

Ora, se há bons e fortes motivos para festejar o encerramento de 2019, estou certo de que 2020 reúne excelentes condições para ser ainda melhor.

Portanto, que venha 2020 carregado de muita ESPERANÇA E FELICIDADE.

FELIZ ANO NOVO, meus caros leitores!

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IPTU COM 10% DE DESCONTO VAI ATÉ O DIA 3/01

    No site prefeitura.poa.br/iptu, já é possível imprimir as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020, com desconto de 10%, até 3 de janeiro. A ferramenta, desenvolvida pela Receita Municipal e Procempa, trará mais transparência e agilidade para os contribuintes. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, o site deverá se tornar referência para outras cidades, pela navegação amigável e transparência com que os dados de interesse dos contribuintes estão disponibilizados.
    Entre os serviços no site estão: Geração da guia do IPTU; Entenda o Cálculo, para que o cidadão verifique o detalhamento do valor do seu IPTU; Saiba mais, com perguntas e respostas para dúvidas frequentes, além do IPTU nos Bairros, que traz uma tabela com a arrecadação e inadimplência por bairro.

    O documento de arrecadação pode ser acessado no site mediante informação da inscrição do imóvel. A inscrição pode ser obtida com o CPF e endereço do proprietário. Já a entrega das correspondências pelos Correios, das 645.744mil guias de IPTU, começou nessa segunda-feira, 23.

    Rede bancária - O pagamento deve ser feito até 3 de janeiro de 2020, na rede bancária conveniada com a prefeitura (Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Citibank, Santander, Sicredi e Banco Original) e lotéricas.

    Quem não efetuar o pagamento com desconto poderá emitir a nova guia sem desconto, a partir de 9 de janeiro de 2020, no site prefeitura.poa.br/iptu. 

FRASE DO DIA

É necessário saber esperar porque até a mais bela das flores precisa de tempo para florescer!