Artigos Anteriores

2009: O ANO DO DESEMPREGO

ANO XIV - Nº 007/14 -

ECONOMIA CAMBALEANTE

Se o ano de 2008 se caracterizou como o ano de maior empregabilidade formal no país, o ano de 2009 começa anunciando que o desemprego deve dar o tom, para ser a grande notícia da nossa economia também cambaleante.

O CONSUMIDOR DESEMPREGA

Muito antes que alguém resolva fazer qualquer juízo de valor, e decida apontar a indústria como vilã, pelo fato de estar dispensando muitos trabalhadores, é bom que todos tenham em mente que o desempregador é tão somente o consumidor.

ESTOQUE

A indústria, quando percebe o encolhimento do consumo, tem por obrigação ajustar a produção de acordo com o que pode e vai vender. Fabricar para manter estocados os artigos produzidos significa colocar em xeque a própria indústria, que simplesmente não gira o estoque.

INSOLVÊNCIA

Quem produz acima da capacidade de consumo, além de não poder pagar seus fornecedores não poderá pagar, por óbvio, também os salários, impostos, aluguéis, empréstimos bancários, etc. Um empresa que se mostra insolvente se define como em situação falimentar.

SEM PIEDADE OU COMPAIXÃO

Portanto, quem imagina que a hora exige piedade e compaixão está desempenhando um mero papel de indutor da quebradeira, que por conseqüência provoca um desemprego muito maior. Anotem aí: empresa não se constitui para empregar, mas para produzir. Ou seja: para evitar que todos sejam dispensados, alguns precisam ser desempregados.

A HORA DO BOM GOVERNO

Quando o mercado mostra esse sintoma grave e dá o sério aviso da falta de disposição para o consumo, é a hora do bom governo entrar em ação, agindo com enorme rapidez. Não é o nosso caso, infelizmente. Governo correto, para tentar brecar a onda de desemprego faria, já, uma efetiva flexibilização das leis trabalhistas.

LÓGICA

Com custos menores as empresas teriam mais fôlego. E os consumidores, por sua vez, mais renda para consumir. Esta lógica, entretanto, está longe da cabeça dos nossos governantes e políticos petistas, principalmente, que estão exigindo uma redução da carga de trabalho sem mexer na remuneração. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • LINHAS DE CRÉDITO
    Os clientes do Banrisul já podem contar com linhas de crédito para financiamento das despesas usuais de início de ano, como IPTU, IPVA, matrículas escolares, material escolar ou complemento para as férias. A contratação pode ser efetuada pela internet ou por caixas eletrônicos. O crédito para pessoa física é pré-aprovado, e o pagamento parcelado em até 12 meses. Outra vantagem para os correntistas é o Banricompras, para aquisição de material escolar nos estabelecimentos conveniados, com pagamento parcelado e no pré-datado. Os servidores públicos e funcionários de empresas privadas com convênios consignados, podem utilizar o crédito consignado com parcelamento entre 36 a 72 meses.
  • FÓRUM DA LIBERDADE
    O XXII Fórum da Liberdade já está com o tema e as datas definidas para a sua realização. O Fórum terá como tema Cultura da Liberdade, e acontecerá nos dias 6 e 7 de abril, no Centro de Eventos da PUCRS. Durante o evento, dentro do tema proposto, haverá quatro painéis onde serão debatidos a Liberdade de Etnias; a Liberdade e o Intervencionismo; a Liberdade e o Protecionismo e a Liberdade de Imprensa.
  • PÓS GRADUAÇÃO
    Estão abertas as inscrições para a pós-graduação Gestão em Vendas, promovida pela Faculdade de Tecnologia Senac de Porto Alegre. Capacitar pessoas e empresas através do desenvolvimento de ferramentas baseadas em conceitos atuais é o objetivo do novo curso oferecido pela Fatec Porto Alegre. As aulas serão realizadas em 360 horas-aula, com foco nas áreas de indústria, serviços e varejo. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.senacrs.com.br.
  • ROULLIER
    O grupo francês Roullier apresentará à imprensa na próxima quarta-feira, 14, a sua nova marca, que passa a ser TIMAC Agro. A nova identidade abrange toda a atividade da divisão Agropecuária do grupo, que compreende a fabricação de fertilizantes e produtos para a pecuária. Às 9h45min, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, pelo presidente da TIMAC Agro Brasil, Alain Fossoux.
  • NOVA LOJA FLORENSE
    Nova Loja, novo endereço, nova coleção. É o que será apresentado, no dia 29 de janeiro, em Fortaleza, com a inauguração da Nova Loja Florense e lançamento do FLorense Concept 24/7. Na Av. Joaquim Nabuco, 701.

FRASE DO DIA

Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.

Platão