Artigos Anteriores

20 ANOS DE OPINIÃO

ANO XIV - Nº 007/14 -

VANTAGENS INCOMPARÁVEIS

Dentro de poucos dias, mais precisamente no dia 1º de outubro próximo, estarei completando 20 anos de intensa exposição dos princípios reais do liberalismo e suas vantagens incomparáveis. E lembro muito bem do ano de 1986, quando iniciei com meus comentários na mídia, que muitos esquerdistas, bastantes chocados, reagiram com firmeza contra as minhas opiniões liberais.

DE DIREITA

Assustados, talvez, com a iniciativa inesperada, ainda não vista por aqui com tanta veemência, trataram imediatamente de me rotular como um comentarista de direita. Alguns xiitas, por abominarem totalmente o liberalismo e seus benefícios, jamais experimentados no Brasil, simplificaram o raciocínio: para estes eu era a extrema direita.

DEFICIÊNCIA

O interessante é que estes apaixonados pela esquerda ainda cultivam esta deficiência. E mantém o antigo vício de só enxergar soluções no socialismo e no comunismo. Coisa que a história já se encarregou de mostrar o quanto estão errados. Convencidos que por aqui reina o capitalismo, o que é um absurdo total, ainda confundem este arremedo como coisa de direita, que mais cria problemas e injustiças.

MERCANTILISTA

Apesar desta afirmação burra e insistente de que somos vítimas de uma economia capitalista, o certo é que, infelizmente, ainda não experimentamos o capitalismo por aqui. Se ainda não somos socialistas ou comunistas, com toda certeza somos um país mercantilista.Desde o período colonial que o Brasil vive num legítimo mercantilismo, onde as coisas mais acontecem por acordos e interesse de empresários influentes e os governantes. Foram concedidos, ao longo do período, muitos cartórios, oligopólios e monopólios. Todo o desenvolvimento aconteceu sempre à quatro mãos. Os únicos que jamais foram chamados à opinar foram os consumidores.

NEOLIBERAL

Foi mais recentemente, principalmente depois da nossa restrita abertura econômica, e com o advento das privatizações e quebras de alguns monopólios, que o consumidor ensaiou seus primeiros passos. E quando o Brasil, finalmente, começava a experimentar timidamente o caminho da economia de mercado, ou capitalista, ganhou imediatamente o ridículo título de economia neoliberal.

DIREITA E ESQUERDA

Portanto, vamos deixar bem claro: Direita, no Brasil, é ser corporativista pelo lado do Estado, e mercantilista e nacionalista pela via empresarial. E, neste último, a ordem é manter uma aliança da vontade do estado e de empresários para não se submeterem a conviver com a concorrência. Já a Esquerda, através da concepção burra e atrasada de que o Estado deve fazer tudo, crê na manutenção do corporativismo estatal. E que só tirando empresários influentes do caminho corrige o problema. Crê, portanto, que consumidor é tudo igual. Que não pode nem deve ter hábitos diferentes de consumo.

NEM EMPREGADOS

É por isto que a esquerda detesta a liberdade, que faz a grande diferença. Enfim, o Brasil que tentava ingressar no capitalismo, aumentando a concorrência para se livrar do mercantilismo, está novamente se voltando, com mais rapidez para o ambiente socialista, onde até os empresários ficarão surpresos. Surpresos quando perceberem que podem deixar de ser aproveitados até como empregados de seu próprio negócio.

CURSOS

Dando seqüência a proposta de qualificar o homem do campo para que possa trabalhar da melhor forma em sua atividade a Associação/Sindicato Rural de Bagé está oferecendo de forma gratuita no mês de setembro, seis cursos. As atividades são realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS). As inscrições podem ser feitas no site www.ruralbage.com.br.

QUEB

Completando seis anos no mercado de entretenimento do RS, o portal de conteúdo QUEB (www.queb.com.br) vai mostrar sua nova identidade visual e conceitual hoje, 05, no Átrio Santander.

PALESTRA

O Sindicato da Indústria Gráfica no RS (Sindigraf/RS), em parceria com o Sebrae, realiza na próxima segunda, 11, palestra sobre gerenciamento de custos. O painel \"Formação do Preço de Venda de Impressos Gráficos\" acontecerá na Universidade Sebrae de Negócios (Av.Sertorio, 2131) às 19 horas, e irá abordar o Método RKW para cálculos de orçamentos.O evento é gratuito e voltado às empresas gráficas que ainda não possuem software para cálculo de orçamentos. Inscrições através do fone (51) 3346.3800.

RESULTADOS

Hoje, às 17h45min, a Apimec-Sul (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) traz a Porto Alegre representantes da direção da Eletrobrás para apresentarem os resultados da empresa do segundo trimestre aos acionistas e analistas de investimento. Quem estará presente é Mary-Anne Cairns Guerrero, gerente do departamento de captação de recursos, João Vicente Amato Torres, gerente de contabilidade e Arlindo Soares Castanheira, gerente da divisão de Relações com Investidores. A reunião será no Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514).

INAUGURAÇÃO

Será inaugurada hoje a academia Body One Club, seguindo um padrão internacional de cuidados com a saúde, bem-estar e lazer. Informações www.bodyoneclub.com.br .

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A INVEJA É UMA CONFISSÃO DE INFERIORIDADE.

N. Bonaparte