Artigos Anteriores

1ª MINI-SÉRIE DO PONTOCRITICO.COM: GESTÃO PÚBLICA ? CAPÍTULO 3/3

ANO XIV - Nº 007/14 -

DÊ O EXEMPLO

Não se pode pedir à equipe que faça algo que pessoalmente não se esteja disposto a fazer. Compete ao líder definir padrões de comportamento. A importância de dar exemplo é uma das razões apontadas por Giuliani. Ele sempre preferiu pagar as próprias contas. Uma xícara de café ou um sanduíche, oferecidos por um dono de restaurante não compromete a integridade de qualquer pessoa. Mas, se o proprietário do estabelecimento não fez a oferta, o dever é deixar o dinheiro na mesa para pagar a conta.

LEALDADE: A VIRTUDE VITAL

Não basta que o líder dê e receba lealdade. Para que a lealdade signifique alguma coisa é preciso que se a promova como traço cultural em toda a organização. Toda grande organização decerto enfrentará rivalidades internas. Nada melhor do que usar os preceitos das lutas de Boxe para enfrentar estas situações. A habilidade mais importante no boxe é manter a calma. Quem se mantém tranqüilo leva a vantagem de ser capaz para ajudar os outros. O lutador que perder a cabeça na primeira vez em que for atingido terminará na lona.

NÃO EXCEDA O FATOR GANÂNCIA

O exemplo comum de glutonaria no mundo empresarial é a conta de despesas de representação. O dinheiro gasto nas viagens a serviço ou nos almoços de negócios geralmente é reembolsado pela empresa. O fator ganância entra em jogo quando alguém pede ressarcimento de despesas superiores às reais. Neste caso todo o sistema é prejudicado. Levar mais do que se tem direito é uma forma de fanfarronice, de corrupção.

PARA ACORDAR OS ELEITORES

Os pontos abordados nesta rápida mini-série podem servir para, quem sabe, acordar mais alguns eleitores. Nunca, imagino, os já ingressados na política partidária. Até porque, o inicio de 2006, com novas denúncias estampadas na Veja, já demonstram que o dinheiro público foi feito, e é arrecadado, só para atender a interesses escusos. Até contratos de aluguel de prédios para uso do Estado são instrumentos para roubar do povo. Feitos com valores extremamente acima do mercado, cujas vantagens são repartidas na primeira esquina depois de liquidados os valores mensais. O curioso é que o programa Fome Zero está entre os contratos com alta dose de corrupção.

MELHORAR O ACERTO

Portanto, os pontos abordados nesses últimos três dias, não têm a pretensão de esgotar um assunto que vai, mais uma vez, envolver tanto candidatos quanto eleitores para o próximo pleito de outubro. O principal interesse foi difundir princípios que possam de alguma forma ajudar na escolha assim como no questionamento dos envolvidos. Tudo para buscar melhorar o grau de acerto e de ação dos eleitores. Fazer valer, enfim, a real democracia, onde os mandantes exigem e os mandatários cumprem.

CONCLAVE COMUNISTA

Enquanto está sendo preparado o grande Conclave Comunista da América Latina, em Caracas, sob a denominação de Fórum Social Mundial, o Uruguai está revendo suas posições. Apesar de ser socialista e neo-comunista, Tabaré Vasques está sentindo que o peso da cúpula, com Chávez, Lula, Evo Morales e Kirchner é demais para ele. Nada ainda foi confirmado, mas a primeira notícia é esta. Lula, como representante inaugural do Foro de São Paulo, está com o pé que é um leque para a reunião. Viva o Eixo do Mal do Sul.

COSTA DOCE

A campanha \"Férias na Costa Doce\" aumentará em 20% o fluxo de visitantes que terão como destino municípios da Zona Sul do Estado, durante o verão de 2006. As 13 cidades que receberão este público integram o Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo na Costa Doce. A meta de crescimento será concretizada através da distribuição de folders, outdoors e da criação de um portal da região na Internet. A ação beneficiará os municípios de São Lourenço do Sul, Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Capão do Leão, Guaíba, Jaguarão, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Sertão Santana e Tapes. A campanha é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), Agência de Desenvolvimento do Turismo da Costa Doce (AD Costa Doce) e prefeituras das cidades.

CLARO 2006

Neste ano, o foco na qualidade será, mais uma vez, a prioridade da Claro. E foi justamente por priorizar a qualidade que a Claro obteve resultados significativos em 2005. A empresa, além de ter ampliado a oferta de roaming internacional (acordos com 196 operadoras em mais de 120 países), consolidou a liderança na oferta de roaming internacional de dados, com acordos com 72 operadoras de 62 países, e serviços.

I. RENDA

A Receita Federal vai facilitar o cálculo do Imposto de Renda a pagar nas transações de compra e venda de imóveis residenciais. A regulamentação da \"MP do Bem\", que reduziu a tributação dessas operações, criou fatores de redução para o cálculo do Imposto de Renda. Esses fatores -0,35% e 0,60% ao mês- variam de acordo com o tempo em que o contribuinte ficou com o imóvel. Para facilitar a conta, a Receita deve criar um programa para calcular o redutor, que poderá ser acessado em sua página na internet. O redutor será aplicado apenas para os contribuintes que tiverem ganho de capital na compra e venda de imóveis residenciais em operações realizadas num prazo superior a 180 dias.

SHERATON

O gerente-geral do Sheraton Porto Alegre, Renato Mendonça, participa de hoje até o dia 13 de janeiro, da Starwood Conference 2006, em San Diego, Califórnia. Com a participação de aproximadamente 3.000 participantes, a convenção abordará como tema os novos caminhos e estratégias da rede para os próximos anos. O Sheraton gaúcho espera trazer novidades da Califórnia.

AFISVEC

A Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec) comemorará no dia 10 de janeiro, terça-feira, 54 anos de fundação. A entidade é uma das entidades de classe mais tradicionais do Rio Grande do Sul, e para comemorar essa data, associados, convidados e autoridades participarão de uma confraternização.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

QUANDO VOCÊ VAI EM BUSCA DO MEL PODE SER PICADO PELAS ABELHAS.

K. Kaunda