Artigos Anteriores

1ª MINI-SÉRIE DO PONTOCRITICO.COM: GESTÃO PÚBLICA ? CAPÍTULO 2/3

ANO XIV - Nº 007/14 -

PERDULÁRIO

Altos impostos sobre as empresas expulsam os negócios para outros lugares menos onerosos e o peso do imposto sobre a renda compromete a vontade de trabalhar mais. Ou seja, quase todas as fraudes que assolam o mundo dos negócios envolvem o gasto do dinheiro alheio com menos responsabilidade do que aquela com que se despende o próprio. Geralmente se é mais perdulário com o dinheiro dos outros, problema que aflige os governos de alto a baixo. Motivo pelo qual é tão importante adotar medidas que promovam a responsabilidade e a prestação de contas.

PROMETA QUANDO TIVER CERTEZA

A regra é óbvia. Deve ser uma questão de conduta. Mesmo assim a totalidade dos políticos sempre promete de tudo quando nunca tem a mínima certeza de coisa alguma. Segundo Giuliani, para uma autoridade pública, o compromisso abrangente de combater a criminalidade em determinada percentagem ou criar um certo número de empregos pode redundar em boa cobertura na imprensa durante um ou dois dias. Caso os resultados não corresponderem às previsões, o líder deixa em todos a impressão de que as palavras do chefe não merecem confiança.

NÃO TRANSFORME A VITÓRIA EM DERROTA

Quem promete algo não pode se contentar com algum atingimento menor do objetivo. Isto frustra o eleitor e impede qualquer tentativa de êxito na justificativa dos números alcançados. A imprensa, que guarda todas as informações anteriores, acabará sempre, e com razão, por menosprezar o acontecido devido aos exageros de quem promete e não cumpre.

SEJA DIRETO

Quem ocupa um cargo muito visível não precisa ser escravo da cobertura pela imprensa. O líder que não tem acesso aos meios de comunicação de massa e não é capaz de atrair o público para um evento corre o risco de a mídia moldar a percepção do público a seu respeito. Todos os líderes gostam de ter a mídia a seu lado, o que facilita o trabalho e é preferível a ser malhado todas as manhãs.

SEM SUBTERFÚGIOS

Quando se dirige uma grande organização, sempre se depara com uma certa tendência de ser exposto de maneira negativa. Para compensar distorções o melhor é transmitir diretamente suas verdadeiras mensagens, sem subterfúgios de qualquer espécie, como porta-vozes, grupos de foco e teleprompters.

ADAPTE A MENSAGEM AO OUVINTE

Uma das atribuições do líder é atender às necessidades dos liderados. O ponto não é alterar a mensagem em função da audiência, mas apresentá-la de forma a ser entendida pelos destinatários. O objetivo deve ser o de garantir que a mensagem seja de fato recebida e decodificada, sem ruído e com clareza, por tantas pessoas quanto possível. Às vezes é melhor não dizer nada e permitir que as ações falem por si mesmas.

RANKING GLOBAL

A Aracruz está mais uma vez na lista das 1200 empresas do Global 1200 da revista Business Week. O ranking avalia as empresas globais de acordo com o seu valor de mercado, tomando como base as companhias de capital aberto listadas no índice da Standard & Poor\'s Global 1200. A Aracruz subiu 93 posições em relação ao ano anterior, passando a ocupar a 1033ª posição no ranking de 2005.

INAUGURAÇÃO

O Cenoura Pastéis realiza amanhã, 6, uma coletiva de Imprensa, na sua nova loja da Ipiranga, em P.Alegre, onde o empresário Rodrigo Mello estará apresentando a mais nova operação da rede na Capital, e falando sobre a expansão da rede em P.Alegre, Litoral e Região Metropolitana.

PROJETO PESCAR

Duas empresas de Caxias do Sul acabam de aderir ao Projeto Pescar. No primeiro semestre desse ano, a Marelli Móveis e a Guerra S.A abrem suas portas para ministrar cursos de ensino profissionalizante a jovens em situação de risco social. Cada uma irá disponibilizar 20 vagas, a primeira na área metalmecânica e a outra na área industrial.

COMPARAÇÕES

Recebi de um leitor e amigo que mora nos Estados Unidos, Elói Franco, e transcrevo abaixo: \"No seu Ponto Crítico você fala que em Porto Alegre o preço da gasolina é de R$2.64 por litro ou sejam R$10.56 por galão. Disse também que a alíquota era de 28% comparada com os Estados Unidos onde para gasolina é de 4%. Geralmente pagamos um dollar por galão de gasolina. O preço andou subindo devido aos furacões na Flórida terem danificados as Refinarias de Petróleo naquele Estado mas já está voltando ao normal. Quanto à diferença de atitude vou dar alguns exemplos: A coleção de lixo em nossa rua é feita por TRÊS Companhias independentes, em dias diferentes. O resultado é que há uma competição entre elas para ganhar mais fregueses e uma começa a fornecer de graça três latas de lixo de matéria plástica de 50 galões cada uma, uma parda para lixo comum, uma verde para grama e arbustos cortados e outra azul para materiais que podem ser reciclados. Se uma lata de lixo ficar velha ou romper é só telefonar para eles e no dia seguinte tem uma nova lata de lixo de graça em frente à casa. As outras companhias então oferecem o mesmo. Vem depois a competição para baixar o preço da coleta e todos baixam. Depois vem o desconto para proprietários que atingiram uma certa idade. Aí todos dão o desconto. Em seguida um sugere abaixar a idade e todos fazem o mesmo. Quem se beneficia dessa competição acirrada são os proprietários.\"

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

COPIAR O BOM É MELHOR QUE INVENTAR O RUIM.

Armando Nogueira