Artigos Anteriores

10 ANOS DO PENSAR+

ANO XIV - Nº 007/14 -

10 ANOS

Hoje, 1º de julho de 2019, o PENSAR+ completa 10 ANOS de existência. Como um dos fundadores do grupo, que a partir de hoje passa a ser denominado SOCIEDADE PENSAR+, vejo, com absoluta clareza, e isenção, que ao longo desses 10 anos os propósitos desta ACADEMIA INFORMAL DE LIVRES PENSADORES foram plenamente atingidos.

CAUSA E EFEITO

Como dedico este editorial aos 10 ANO DO PENSAR+, é sempre bom lembrar que o motivo que levou os fundadores a criar a SOCIEDADE PENSAR+,  foi a constante dificuldade demonstrada pela maioria do povo brasileiro e, notadamente, pelos veículos de comunicação, para entender o que é CAUSA e o que é EFEITO no que diz respeito às propostas, sugestões e decisão governamentais, em todos os níveis.

ALIADA IMPORTANTE

Ainda que esta seja uma tarefa árdua e sem fim, face à inquestionável má formação escolar do povo brasileiro em geral, na medida que o PENSAR+ incentivou alguns pensadores a se lançarem como candidatos para ocupar cargos nos Poderes Executivo e Legislativo em seus Estados e Municípios, a necessária compreensão da relação CAUSA/EFEITO ganhou uma importante aliada.

PROPÓSITOS

A SOCIEDADE PENSAR+ conta, atualmente,  com 70 pensadores, todos francamente comprometidos com o PROPÓSITO básico de se declarar DEFENSOR incondicional da LIVRE INICIATIVA e do LIVRE MERCADO. Como tal se dispõe a PRODUZIR, DIVULGAR e/ou COMPARTILHAR CONTEÚDOS sobre temas ECONÔMICOS, POLÍTICOS, CULTURAIS E SOCIAIS, com a firme intenção de INFLUENCIAR E FORMAR OPINIÃO.

PRINCÍPIOS

Quanto aos PRINCÍPIOS, o principal, senão o único, é a DEFESA DA LIBERDADE, com atenção total nos DIREITOS INDIVIDUAIS, que garante a cada um a LIBERDADE DE FAZER O QUE DESEJAR, desde que isso não viole o DIREITO DOS OUTROS. Como tal, cada pensador se propõe, através do RACIOCÍNIO LÓGICO e APARTIDÁRIO, a se manifestar sempre de forma cordial, leal, íntegra, séria, transparente e honesta.

SÍNTESE DO 7º COLÓQUIO

Neste 2019, o Colóquio Pensar+, realizado neste final de semana (28, 29 e 30 de junho), na magnifica sede da Florense Brand, no centro de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, que chegou a 7ª Edição, foi dedicado para analisar os ganhos e perdas obtidos nesta década que se encerra e quais as propostas para os próximos 10 anos.

Ao agradecer mais uma vez aos incansáveis Gelson Castellan e Mateus Corradi, diretores da Florense, por mais este espetacular Colóquio, afirmo que o sentimento que colhi ao final do evento é que da mesma forma como a última década foi marcada por inúmeros insucessos, o futuro se apresenta bem alvissareiro. Isto significa que os pensadores têm um árduo trabalho pela frente.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

FRASE DO DIA

Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!

Rui Barbosa